Prezados associados e público em geral,
Prezados associados e público em geral,
O Brasil é mundialmente reconhecido como um centro de excelência na criação de gatos de raça, sendo um verdadeiro retrocesso a tentativa de alguns municípios brasileiros de aprovarem leis visando à proibição da criação e comercialização de animais de raça em seus territórios.
A Confederação de Felinos do Brasil – CFB reitera o seu compromisso com a saúde e bem estar animal. Nossos associados são estimulados a observar o código de ética e a manterem boas práticas de criação, em ambientes adequados e de acordo com normas sanitárias de bem estar.
Como membro efetivo da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação (Câmara Pet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, juntamente com outras entidades relevantes para o setor, a CFB trabalha incansavelmente para promover maior conscientização da sociedade para a importância da criação de animais na economia, a qual é fundamental para a existência de uma forte indústria de produtos pet e de serviços correlacionados, contribuindo para a geração de empregos e renda.
A CFB entende que deve haver marco legal para a atividade de criação de animais de estimação, com regulamentação que priorize o bem estar animal e garanta segurança jurídica para os criadores de animais de raça. Nesse sentido, colaboramos técnica e financeiramente, no âmbito da Câmara Pet, na concepção do Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação, que pode ser aqui acessado.
Mais recentemente, também no âmbito da Câmara Pet, fomos convidados a contribuir tecnicamente com o texto de projeto de lei que, além de reconhecer a relevância da cadeia produtiva como um todo para a economia brasileira, incentiva e promove a criação de qualidade, que visa à conservação, bem estar e aperfeiçoamento das espécies de animais de estimação.
Em outros fóruns, temos participado ativamente para promover esclarecimentos e conscientização, pois acreditamos na convivência harmônica, sustentável e democrática dos diversos segmentos da sociedade brasileira, entre os quais os criadores de animais de raça se incluem.
Atenciosamente,
Sylvia Roriz
Presidente
DOWNLOAD DO MANUAL DE BOAS PRÁTICAS NA CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

As janelas são sempre um perigo para gatos de apartamento. Eles adoram ficar vendo o movimento da rua e se distraem facilmente com pássaros e borboletas voando. Também gostam de dormir tomando seu solzinho e aproveitando o ar fresco que vem de fora. Em ambas as situações, podem perder o equilíbrio e cair. Isso dá aos gatos a fama de "suicidas", dada por pessoas que desconhecem o instinto do animal. O instinto de caça dos felinos, aliado ao seu desconhecimento de que sua casa está "acima do n&
"Os gatos sabem instintivamente o momento exato em que o dono vai acordar... Então, eles o acordam dez minutos antes" - Jim Davis, o criador do gato Garfield.
Um mito bastante comum acerca de gatos é que eles ronronam porque têm asma. Não apenas isso, mas o barulho levava donos a se livrarem dos bichanos com medo da doença. Mas tal constatação não poderia estar mais longe da verdade. O ronronado não indica apenas afeto por parte dos felinos, mas pode também ajudar a nos acalmar e ter outras propriedades terapêuticas benéficas para o corpo humano.
Ir de ônibus da cidade de São José do Rio Preto em direção a Votuporanga, ambas em São Paulo, leva cerca de 1h e meia de carro ou de ônibus. Mas, quando o casal Renata, 27, e Carlos Barbato, 37, planejaram a viagem, não contavam com o fato de que seus dois mascotes (ou filhos, como eles preferem chamá-los), Milady e Paçoca, seriam impedidos de entrar no coletivo intermunicipal. Decididos a viajar com os cães, Renata e Carlos resolveram então fazer o percurso de 82 km a pé, e em seis dias.






