Confederação de Felinos do Brasil
Abertura de Gatil e Confecção de Pedigrees
Esclarecimento: CFB - Confederação de Felinos do Brasil
1. ABERTURA DE GATIL E ESCOLHA DE NOME
1.1 Do nome
O seu gatil precisa ter um nome. Este nome não pode ocupar mais que 12 espaços e ser homônimo de outro.
1.2 Como escolher o nome
Em nosso site constam os nomes dos gatis registrados, lá você poderá verificar se o nome escolhido para o seu gatil está incluído na relação.
Seria interessante pesquisar ainda nos sites de busca para maior segurança, pois diariamente, por todo o mundo são registrados novos gatis.
1.3 Do requerimento
Escolhido o nome você deve redigir um requerimento que nos deverá ser enviado devidamente assinado, juntamente com uma cópia (simples) do seu RG, do seu CPF, um comprovante de residência, escaneados se por e-mail ou xerocados se por correio.
1.3.1 Não esqueça que:
- no seu endereço deve constar também o seu bairro, CEP e nome da cidade onde mora;
- seu telefone tem um prefixo do país (55 que corresponde ao Brasil), separado por espaço do prefixo da sua cidade ou região (11 = São Paulo, 21 = Rio de Janeiro e assim por diante); e que
- seu número de RG, constante na Carteira de Identidade é regional, portanto deve sempre ser acompanhado pela sigla do Estado em que foi emitido.
2. PEDIGREE
2.1. O que representa um pedigree
Além de ser um documento de propriedade, o pedigree tem como prioridade as informações genealógicas do gato e a raça a que pertence.
2.2.Informações presentes no pedigree
Nome, sexo, raça e cor (usamos o código ems), data de nascimento, número de registro, títulos, país de origem, nº de microchip (quando tiver) e algumas peculiaridades como, no caso dos persas, se foi examinado por DNA e não ser portador genético de PKD (rins policísticos) ou HCM (Cardiomiopatia Hipertrófica) em algumas raças específicas ou outros testes genéticos dependendo da raça do felino
.
Em tempo: gatos mesmo geneticamente não portadores de PKD, podem vir a ter problemas renais como cistos nos rins provenientes de altas dosagens de remédios (antibióticos, antiinflamatórios e outros), alergias várias ou outras doenças que sobrecarreguem os rins.Também felinos geneticamente não portadores da Cardiomiopatia Hipertrófica podem vir apresentar essa doença devido a hipertensão ou hipertiroidismo
Todas estas informações estão no nosso pedigree, tanto em relação ao gato, como aos pais, avós e bisavós .
Não registramos gatos com polydactilia. Se aparecer a partir dos avós gatos com esse problema que é desclassificatório em exposições, colocaremos no pedigree esse designação, e aconselhamos que o felino seja castrado e não vendido para cruza.
2.3.Nosso pedigree
2.3.1. Do papel
Formulário próprio impresso no método de segurança. com transferência no verso.
2.3.2. Do número de gerações
Emitimos pedigrees onde constam as informações do gato e de mais 4 gerações ancestrais.
2.3.3. Pedigrees com foto
Também temos padrão para pedigrees com a foto do gato e outro com a foto do gato, de seus pais e avós (neste pedigree aparecerão somente os pais, avós e bisavós).
No momento não estamos emitindo.
Por usarmos pedigrees impressos em gráfica, não dá mais para colocarmos a foto dos gatos nos pedigrees.
2.3.4. Da precisão dos dados
Procuramos ser o mais fiéis possíveis, infelizmente somos passíveis de erro, tanto erros humanos como os decorrente das peripécias da informática. Dependemos de informações de terceiros, que também são passíveis de erro.
Atencão: muitas das vezes vem pedigrees para homologar que em algum antecedente vem com erro. Procuramos entrar em contato com o novo proprietário e até com o criador, para que seja solicitada a retificação no clube de origem.
2.4.Condições para registro.
2.4.1. Dos pais
Para registrar gatinhos é necessário que o pai e a mãe tenham pedigree e sejam da mesma raça ou raças afins (Ex.: exótico + persa). O pedigree deve ser de Clube ligado a uma Federação reconhecida pela WCC e a pessoa deve comprovar a posse do registro do animal.
2.4.2. Do registro e nome
Registramos filhotes como pertencentes ao gatil no qual a mãe está registrada, ou seja, no nome do gatil constante como prefixo do nome da mãe. Se houver sufixo , será considerado o nome do sufixo, embora o nome do gatil onde a mãe nasceu conste completo (prefixo do gatil criador) e com o sufixo do gatil atual, portanto, o filhote carregará como prefixo o nome do sufixo que estiver na mãe.
2.4.3. Da Homologação
Homologamos pedigrees que tenham sido emitidos por qualquer Federação reconhecida pelo WCC.
2.4.4. Da Transferência
Transferimos propriedade de pedigrees que estejam acompanhados do termo de cessão, devidamente assinado pelo (s) antigo (s) proprietário (s) e adicionamos o nome do atual gatil como sufixo neste novo pedigree. No caso de transferência para pessoas que não tenham gatis, colocamos um asterisco após o nome do gato que pertence ao criador, a fim de que o Banco de Dados anote como outro proprietário, e enviamos o nome do gato sem asterisco para o novo proprietário, para o qual a transferência esteja sendo feita. Para tanto, solicitamos além da transferência assinada, copia do RG, CPF. atestado de residência e telefone.
2.5.Outras considerações
2.5.1. Do idioma adotado
As línguas oficiais, reconhecidas pela WCF são o inglês, francês e alemão, por isso, nosso pedigree que é reconhecido internacionalmente,é redigido no idioma Ingles.
2.5.2.Da sequência dos nomes
O primeiro nome é o do gatil da mãe , que deve ser o gatil onde ele nasceu, em seguida o nome do gato que está sendo registrado . Depois, se o caso, precedido por of, o nome do gatil ao qual pertence (por ser elaborado desta forma é que se pede que os nomes dos gatis não sejam maiores que 12 espaços e se agrupam as letras, sendo a primeira letra da palavra com letra maiúscula). Ex: Viana é o nome de um gatil, que tem um gato chamado Viana Leonardo, que foi vendido para outro gatil chamado Syarte, passando a se chamar Viana Leonardo of Syarte, ele cruzou com uma gata chamada MasperoReis Ancona of Syarte e tiveram um filhote que se chamou Syarte Leo e que foi vendido para o Gatil Joseli, passando a se chamar SyarteLeo of Joseli.
2.5.3. Dos possessivos e acentuação
A acentuação nas palavras é dispensada porque não terão registro em outras línguas.
Os possessivos como De, Von, Van, Di, apóstrofe e similares são descartados, porque no momento em que transferido para outro gatil, o nome deste novo gatil será precedido por of, o que resultará em redundância - apenas em alguns casos onde o registro foi feito com esse adendo é que ele permanece.
3. RECONHECIMENTO DA CFB
3.1. A CFB pertence à WCF (World Cat Federation)
3.2. Nossos pedigrees e registros de gatil
São reconhecidos mundialmente,pois somos representantes da WCF no Brasil. A WCF (World CatFederation) é uma das nove entidades que compõem o WCC (World Cat Congress) de onde partem as normas a serem adotadas e os padrões das raças são estandizados entre todas as federações mundiais.
4. SOBRE RI
RI ou Registro Inicial é dado por dois juízes internacionais, durante exposições internacionais, após a verificação do gatinho. Na verdade, RI corresponde a "foundation" . Assim que passaremos a utilizar nesses casos, o termo Found.
Recebemos orientação para somente oferecer RI para gatos pertencentes a raças ainda não plenamente estabelecidas, como o caso dos Brazilians Shorthair, ou Aphrodite (foundatin I) ouMaine Coon (foundation I), por exemplo, o que já não corresponde aos Persians, raça já plenamente estabelecida, embora sempre possa haver uma exceção, bem alicerçada, é claro.
Se você possui um gatinho sem documentação porque o dono anterior não tinha gatil e não registrou o gato, mas tem os pedigrees dos pais do seu gato (que são registrados), procure buscar os documentos dos pais. Na posse destes documentos e do recibo de posse, ou da cessão de direitos fornecida pelos donos desses gatos, teremos imenso prazer em registrar o seu gatinho.
5. VALORES E FORMA DE PAGAMENTO
A tabela de preços da CFB pode ser fornecida via e-mail (sylviaroriz@gmail.com ), bem como os formulários para registro de gatil ou registro de ninhada, encontrados no site CFB. Os valores são pagos através de boleto bancário ou depósito em conta corrente, sendo o comprovante escaneado e enviado para a CFB. No caso de underclubs, os valores são pagos aos underclubes.
Até o momento só temos um underclube - Associação Capixaba de Felinos - ACFE e um clube sob patronato, na Argentina - FEDAGAT.
6. PRAZO PARA ENTREGA DE DOCUMENTO
O Certificado de Gatil demora cerca de 1 mes para ser expedido, ou normalmente bem menos, depende da disponibilidade da diretoria.
O prazo para confecção dos pedigrees depende da disponibilidade de tempo da diretoria, pois este trabalho é voluntário, mas não costuma demorar mais de uma a duas semanas, a não ser que haja um contratempo, ou um pedigree importado, o que, as vezes demanda pesquisa. A correção na formalização dos pedidos, a ordenação na entrega e a totalidade das informações influi diretamente no tempo despendido para a confecção dos pedigrees. Os pedidos são ordenados por data de entrada e seguirão a ordem dos que entrarem antes.
Sylvia Roriz de Carvalho
Presidente da Confederação de Felinos do Brasil
FullMemberof WCF
WCF International Judge Longhair
Rua Prudente de Morais, 1745 - apt.301 - Ipanema
CEP 22420-043 Rio de Janeiro - Brasil
Tel.: 55 21 2239-2889 (sexta a domingo de manhã)–2147-4439 (domingo a tarde até quinta) ou o celular 9432-4439 (claro) ou 6905-9512 (tim)