• banner7.jpg

CFB - Confederação de Felinos do Brasil

Fundada em 02/03/2002, a CFB - Confederação de Felinos do Brasil é uma organização com grande representatividade na Gatofilia brasileira e é 100% nacional, formada em sua maioria por clubes, criadores e amantes felinos filiados de todo o país. Seguimos normas e determinações de nossa entidade mãe, a WCF - World Cat Federation, federação de grande prestígio mundial presente atualmente nos 5 continentes. Contudo, nossas diretrizes visam promover, valorizar e tornar mais prestigiada, não apenas nossos clubes coligados e nossos gatos internacionalmente, mas visam também a união e o fortalecimento de nossa Gatofilia brasileira, promovendo shows e eventos e gerando resultados que entram em conformidade com nosso estatuto, seguindo normas e critérios organizacionais WCF.

Nossa missão também visa tornar mais conhecida a raça Pêlo Curto Brasileiro, gatos genuinamente Brasileiros, em território nacional. Também chamada de Brazilian Shorthair, essa raça natural do Brasil é a primeira e única brasileira que temos atual, reconhecida internacionalmente pela WCF - World Cat Federation.

Desde 1998 como membro da federação internacional, essa espécie é extremamente valorizada no exterior e orgulho nacional por considerarem suas características únicas e incomparáveis a outros felinos, tendo como seu idealizador, o Sr. Paulo Samuel Ruschi, nosso Presidente de Honra e I Vice-Presidente da WCF no exterior.

Pêlo Curto Brasileiro® Orgulho Nacional

Associando-se à CFB, você também terá descontos junto à médicos veterinários, clínicas especializadas, compra de produtos para o seu amigo felino e muito mais. Aconselhamos as pessoas a fazerem parte desta grande família para que não só possamos juntos continuar promovendo a nossa raça brasileira, mas também trocar experiências e participar continuamente e de perto da vida de nossos queridos felinos. Não precisa ser necessariamente um criador, basta ser inicialmente um amante felino para ter acesso aos eventos, descontos e benefícios promovidos pela CFB.

Nossa representatividade tem se fortalecido com o número crescente de novas associações e parcerias, além da preferência dos criadores e amantes felinos de todo o país em fazer parte de nosso ideal, pois assim como a WCF, somos a única instituição brasileira que permite que seus clubes coligados aceitem os títulos já existentes de outras federações, visando sempre o engrandecimento da Gatofilia internacional - certo é que existem algumas restrições no processo de reconhecimento.

Nossa Diretoria

Presidente: Sylvia Roriz de Carvalho

Presidente de Honra: Dr Paulo Samuel Ruschi

1º. Vice Presidente: Dr. Allecxander Soares Ferrari

2º. Vice Presidente: Eng. Hans Guenther Dogs

1ª Secretária: Lilian Leite Pereira dos Santos

Tesoureira: Prof. Jurema Rodrigues Cebrian

Diretor Administrativo: Ney Fernando Mello Neves Filho

Veterinário Responsável pela CFB: Dr.Luiz Carlos Pereira

Diretor Cultural: Comendador Conde Thiago de Menezes

Vantagens e Benefícios de ser um Associado CFB

Através de nosso formulário, é possível enviar uma mensagem com todas as suas dúvidas.

Associando-se à CFB, você terá descontos junto à médicos veterinários, clínicas especializadas, compra de produtos e muito mais.

Aconselhamos as pessoas a fazerem parte desta grande família para que possamos trocar experiências e participar continuamente e de perto da vida de nossos queridos felinos. Não precisa ser necessariamente um criador, basta ser inicialmente um amante felino para ter acesso aos eventos, descontos e benefícios promovidos pela CFB.

Conheça agora as vantagens e benefícios de ser um associado CFB:

Mais de 100.000 pessoas/mês procurando por gatos
O site CFB está em constante divulgação e este tráfego garante excelente exposição e retorno do seu anúncio. Estamos bem posicionados no Google, Yahoo, Cadê, MSN, Altavista, Aonde, Uol, Terra, dentre outros.

Convênios e Descontos
Iniciamos uma ampla e fundamentada parceria no mercado pet onde pretendemos nos consolidar como uma das maiores organizações direcionadas ao segmento felino. Já estarmos presentes nas melhores revistas especializadas sobre gatos, entre elas: Cães & Cia, Pulo-do-Gato, Pet World, Almanaque de Gatos de Raça, dentre outras.

Negociação DIRETA com o interessado
Receba o contato do cliente interessado direto em seu e-mail ou telefone. Sem intermediação nem comissões.

Alcance internacional 24h por dia
Ao contrário do alcance restrito dos jornais impressos e/ou revistas, seu anúncio alcançará o mundo inteiro.

Exposição na mídia (Parceiros & Anunciantes)
Sendo um parceiro de negócios, você poderá expor seu anúncio enfatizando suas qualidades, bem como produtos e serviços, utilizando-se dos recursos de criação de banners em qualquer espaço disponível do Portal. Clique no site www.cfelinosbrasil.org e conheça agora os nossos planos de divulgação.

Divulgue o seu endereço da Internet
Se você ou sua criação já possuir um site próprio, e estiver em dia com a anuidade e o pagamento de serviços, poderá também incluir um link para ele em seu espaço reservado para membros.

Ótima relação custo x benefício
Um anúncio no jornal custa em média R$ 30,00 por 1 único dia. No novo site CFB o custo por dia é bem inferior e o retorno é excelente. Consulte nossos clubes coligados em sua cidade para maiores detalhes.

Palestras, Seminários e Eventos felinos
A CFB em parceria com seus clubes coligados e profissionais especializados promove curso, palestras, seminários e exposições felinas internacionais para amantes felinos, onde seus sócios têm acesso facilitado, além de descontos nos principais eventos.

Serviços
Atuamente a CFB disponibiliza em seu site para seus associados uma gama de serviços que atualmente já podem ser solicitados on-line pela internet, de maneira rápida, prática e dinâmica, a fim de otimizar os trabalhos de sua empresa ou de sua criação de gatos de raça. Solicite de maneira simples e em tempo real Registros de Ninhadas, Emissão de Pedigrees, Transferência de Titularidade, Inscrição para Exposições Internacionais Felinas e muito mais!

Ainda não é um associado CFB? Não perca mais tempo e filie-se, pois para tanto não é necessário ser um criador nem ter especificamente gatos de raça, basta tão somente ser um proprietário ou amante de felinos em geral para fazer parte de nossa família e aproveitar todos benefícios de ser um associado CFB.

Confederação de Felinos do Brasil

Abertura de Gatil e Confecção de Pedigrees

Esclarecimento: CFB - Confederação de Felinos do Brasil


1. ABERTURA DE GATIL E ESCOLHA DE NOME
1.1 Do nome
O seu gatil precisa ter um nome. Este nome não pode ocupar mais que 12 espaços e ser homônimo de outro.


1.2 Como escolher o nome
Em nosso site constam os nomes dos gatis registrados, lá você poderá verificar se o nome escolhido para o seu gatil está incluído na relação.
Seria interessante pesquisar ainda nos sites de busca para maior segurança, pois diariamente, por todo o mundo são registrados novos gatis.


1.3 Do requerimento
Escolhido o nome você deve redigir um requerimento que nos deverá ser enviado devidamente assinado, juntamente com uma cópia (simples) do seu RG, do seu CPF, um comprovante de residência, escaneados se por e-mail ou xerocados se por correio.


1.3.1 Não esqueça que:
- no seu endereço deve constar também o seu bairro, CEP e nome da cidade onde mora;
- seu telefone tem um prefixo do país (55 que corresponde ao Brasil), separado por espaço do prefixo da sua cidade ou região (11 = São Paulo, 21 = Rio de Janeiro e assim por diante); e que
- seu número de RG, constante na Carteira de Identidade é regional, portanto deve sempre ser acompanhado pela sigla do Estado em que foi emitido.


2. PEDIGREE
2.1. O que representa um pedigree
Além de ser um documento de propriedade, o pedigree tem como prioridade as informações genealógicas do gato e a raça a que pertence.


2.2.Informações presentes no pedigree
Nome, sexo, raça e cor (usamos o código ems), data de nascimento, número de registro, títulos, país de origem, nº de microchip (quando tiver) e algumas peculiaridades como, no caso dos persas, se foi examinado por DNA e não ser portador genético de PKD (rins policísticos) ou HCM (Cardiomiopatia Hipertrófica) em algumas raças específicas ou outros testes genéticos dependendo da raça do felino .
Em tempo: gatos mesmo geneticamente não portadores de PKD, podem vir a ter problemas renais como cistos nos rins provenientes de altas dosagens de remédios (antibióticos, antiinflamatórios e outros), alergias várias ou outras doenças que sobrecarreguem os rins.Também felinos geneticamente não portadores da Cardiomiopatia Hipertrófica podem vir apresentar essa doença devido a hipertensão ou hipertiroidismo
Todas estas informações estão no nosso pedigree, tanto em relação ao gato, como aos pais, avós e bisavós .

Não registramos gatos com polydactilia. Se aparecer a partir dos avós gatos com esse problema que é desclassificatório em exposições, colocaremos no pedigree esse designação, e aconselhamos que o felino seja castrado e não vendido para cruza.


2.3.Nosso pedigree
2.3.1. Do papel
Formulário próprio impresso no método de segurança. com transferência no verso.


2.3.2. Do número de gerações
Emitimos pedigrees onde constam as informações do gato e de mais 4 gerações ancestrais.


2.3.3. Pedigrees com foto
Também temos padrão para pedigrees com a foto do gato e outro com a foto do gato, de seus pais e avós (neste pedigree aparecerão somente os pais, avós e bisavós).
No momento não estamos emitindo.

Por usarmos pedigrees impressos em gráfica, não dá mais para colocarmos a foto dos gatos nos pedigrees.


2.3.4. Da precisão dos dados Procuramos ser o mais fiéis possíveis, infelizmente somos passíveis de erro, tanto erros humanos como os decorrente das peripécias da informática. Dependemos de informações de terceiros, que também são passíveis de erro.

Atencão: muitas das vezes vem pedigrees para homologar que em algum antecedente vem com erro. Procuramos entrar em contato com o novo proprietário e até com o criador, para que seja solicitada a retificação no clube de origem.


2.4.Condições para registro.
2.4.1. Dos pais
Para registrar gatinhos é necessário que o pai e a mãe tenham pedigree e sejam da mesma raça ou raças afins (Ex.: exótico + persa). O pedigree deve ser de Clube ligado a uma Federação reconhecida pela WCC e a pessoa deve comprovar a posse do registro do animal.


2.4.2. Do registro e nome
Registramos filhotes como pertencentes ao gatil no qual a mãe está registrada, ou seja, no nome do gatil constante como prefixo do nome da mãe. Se houver sufixo , será considerado o nome do sufixo, embora o nome do gatil onde a mãe nasceu conste completo (prefixo do gatil criador) e com o sufixo do gatil atual, portanto, o filhote carregará como prefixo o nome do sufixo que estiver na mãe.


2.4.3. Da Homologação
Homologamos pedigrees que tenham sido emitidos por qualquer Federação reconhecida pelo WCC.


2.4.4. Da Transferência
Transferimos propriedade de pedigrees que estejam acompanhados do termo de cessão, devidamente assinado pelo (s) antigo (s) proprietário (s) e adicionamos o nome do atual gatil como sufixo neste novo pedigree. No caso de transferência para pessoas que não tenham gatis, colocamos um asterisco após o nome do gato que pertence ao criador, a fim de que o Banco de Dados anote como outro proprietário, e enviamos o nome do gato sem asterisco para o novo proprietário, para o qual a transferência esteja sendo feita. Para tanto, solicitamos além da transferência assinada, copia do RG, CPF. atestado de residência e telefone.


2.5.Outras considerações
2.5.1. Do idioma adotado
As línguas oficiais, reconhecidas pela WCF são o inglês, francês e alemão, por isso, nosso pedigree que é reconhecido internacionalmente,é redigido no idioma Ingles.


2.5.2.Da sequência dos nomes
O primeiro nome é o do gatil da mãe , que deve ser o gatil onde ele nasceu, em seguida o nome do gato que está sendo registrado . Depois, se o caso, precedido por of, o nome do gatil ao qual pertence (por ser elaborado desta forma é que se pede que os nomes dos gatis não sejam maiores que 12 espaços e se agrupam as letras, sendo a primeira letra da palavra com letra maiúscula). Ex: Viana é o nome de um gatil, que tem um gato chamado Viana Leonardo, que foi vendido para outro gatil chamado Syarte, passando a se chamar Viana Leonardo of Syarte, ele cruzou com uma gata chamada MasperoReis Ancona of Syarte e tiveram um filhote que se chamou Syarte Leo e que foi vendido para o Gatil Joseli, passando a se chamar SyarteLeo of Joseli.


2.5.3. Dos possessivos e acentuação
A acentuação nas palavras é dispensada porque não terão registro em outras línguas. Os possessivos como De, Von, Van, Di, apóstrofe e similares são descartados, porque no momento em que transferido para outro gatil, o nome deste novo gatil será precedido por of, o que resultará em redundância - apenas em alguns casos onde o registro foi feito com esse adendo é que ele permanece.


3. RECONHECIMENTO DA CFB
3.1. A CFB pertence à WCF (World Cat Federation)


3.2. Nossos pedigrees e registros de gatil
São reconhecidos mundialmente,pois somos representantes da WCF no Brasil. A WCF (World CatFederation) é uma das nove entidades que compõem o WCC (World Cat Congress) de onde partem as normas a serem adotadas e os padrões das raças são estandizados entre todas as federações mundiais.


4. SOBRE RI
RI ou Registro Inicial é dado por dois juízes internacionais, durante exposições internacionais, após a verificação do gatinho. Na verdade, RI corresponde a "foundation" . Assim que passaremos a utilizar nesses casos, o termo Found.
Recebemos orientação para somente oferecer RI para gatos pertencentes a raças ainda não plenamente estabelecidas, como o caso dos Brazilians Shorthair, ou Aphrodite (foundatin I) ouMaine Coon (foundation I), por exemplo, o que já não corresponde aos Persians, raça já plenamente estabelecida, embora sempre possa haver uma exceção, bem alicerçada, é claro.
Se você possui um gatinho sem documentação porque o dono anterior não tinha gatil e não registrou o gato, mas tem os pedigrees dos pais do seu gato (que são registrados), procure buscar os documentos dos pais. Na posse destes documentos e do recibo de posse, ou da cessão de direitos fornecida pelos donos desses gatos, teremos imenso prazer em registrar o seu gatinho.


5. VALORES E FORMA DE PAGAMENTO
A tabela de preços da CFB pode ser fornecida via e-mail (sylviaroriz@gmail.com ), bem como os formulários para registro de gatil ou registro de ninhada, encontrados no site CFB. Os valores são pagos através de boleto bancário ou depósito em conta corrente, sendo o comprovante escaneado e enviado para a CFB. No caso de underclubs, os valores são pagos aos underclubes.

Até o momento só temos um underclube - Associação Capixaba de Felinos - ACFE e um clube sob patronato, na Argentina - FEDAGAT.


6. PRAZO PARA ENTREGA DE DOCUMENTO
O Certificado de Gatil demora cerca de 1 mes para ser expedido, ou normalmente bem menos, depende da disponibilidade da diretoria.
O prazo para confecção dos pedigrees depende da disponibilidade de tempo da diretoria, pois este trabalho é voluntário, mas não costuma demorar mais de uma a duas semanas, a não ser que haja um contratempo, ou um pedigree importado, o que, as vezes demanda pesquisa. A correção na formalização dos pedidos, a ordenação na entrega e a totalidade das informações influi diretamente no tempo despendido para a confecção dos pedigrees. Os pedidos são ordenados por data de entrada e seguirão a ordem dos que entrarem antes.




Sylvia Roriz de Carvalho

Presidente da Confederação de Felinos do Brasil

FullMemberof WCF

WCF International Judge Longhair

Rua Prudente de Morais, 1745 - apt.301 - Ipanema

CEP 22420-043 Rio de Janeiro - Brasil

Tel.: 55 21 2239-2889 (sexta a domingo de manhã)–2147-4439 (domingo a tarde até quinta) ou o celular 9432-4439 (claro) ou 6905-9512 (tim)

JUÍZES BRASILEIROS DA WORLD CAT FEDERATION

Dr. Paulo Samuel Ruschi Juiz WCF AB

Profa. Inar Miranda Reis Juiza WCF AB

Glauco Vieira de Mello Juiz WCF AB

Sylvia Roriz de Carvalho Juiza WCF LH


JUDGE PUPIL WCF

Prof. Ney Fernando Mello Neves Filho - Para WCF SH


AB - All Breed (Que julga todas as raças)

LH - Pêlo longo e Exotic Shorthair (Que julga persas e exótico shorthair)

SH - Pêlo curto (Que julga gatos de pêlo curto)